quinta-feira, 21 de junho de 2007

CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA


O hipertexto é de fato um recurso que organiza conhecimentos, que possibilitam a construção de dados com acesso associativo, imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto, ou seja, é a própria internet, que nada mais é que um grande HIPERTEXTO. Sendo assim foi possível perceber a não familiaridade com o termo mesmo com pessoas muito intimas da internet. Apesar dos participantes terem grande contato com o ambiente hipertextual não faziam idéia do que se tratava.

Através do projeto possibilitamos aos usuários da internet a conduzir melhor suas pesquisas, tendo um maior cuidado, para que em sua busca o mesmo não venha a se perder em meio a redes e tramas hiperlinkadas. Os participantes saíram mais familiarizados com a internet e com o próprio computador. Muitos que não sabiam enviar e-mails através do site da unp perceberam a facilidade de utilizar esse caminho, desmistificando assim a utilização do unp virtual que assombra muitos alunos.

A maior dificuldade que encontramos para executar nosso projeto foi encontrar uma escola que disponibilizasse salas de informáticas para seus alunos, percebemos a escassez de informatização em escolas públicas, logo após esse descontentamento tivemos que enfrentar um grande problema: conquistar um público para que pudéssemos desenvolver nossa oficina. Mas levaremos positivamente uma grande experiência educacional, já que nosso público alvo foram universitários, e alguns já tinham um certo domínio informático.

Buscamos envolver nossos participantes com slides reflexivos para qualquer área de atuação, levando-os assim a voltarem a atenção para nosso principal objetivo que é um ótimo desenvolvimento do aluno e do profissional.
CONCLUSÕES INDIVIDUAIS
Ednny Kelly de Almeida :
O projeto que realizamos me fez perceber a importância da qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender. Percebi que é necessário investir nas escolas públicas para que existam estruturas que componham um ambiente que disponibilize o acesso à informática, que em nosso país ainda representa um luxo e está presente em instituições particulares de ensino, tornando os alunos de escolas públicas menos instruídos ao se tratar de tecnologia, conseqüentemente esses alunos serão ignorados no mercado de trabalho e nos estudos de graduação que a cada dia exige mais conhecimentos tecnológicos. Ou seja, percebi no decorrer do projeto algumas deficiências no uso da internet por pessoas que sempre a utilizam para pesquisas e divertimentos, o uso desse veículo de informação e comunicação acontece muitas vezes de maneira equivocada, sendo resultado do não preparo escolar que deveria existir em todos as escolas!
Mariana Santos Castro:
Trabalhar com o assunto de hipertexto abriu meus horizontes para entender que a educação pode ser muito mais divertida, atraente do que é hoje.O então projeto trouxe a mim um maior impulso de acreditar na Inclusão Digital para todos. De acreditar que um dia todos terão acesso a tecnologia de modo que venha a igualar os conhecimentos de todas as classes sociais. Um dia o governo irá se concientizar que todos são iguais e que todos devem ter recursos iguais. Ultópia? Talvez seja, mas enquanto educadora preciso acreditar num mundo melhor.E eu acredito!

Larissa de Brito Morais :
Em primeiro lugar, eu que antes era leiga no assunto pude saber o que é hipertexto, que nada mais é que um texto infinito, e amar realizar atividades com esse recurso. Pude também aprender a ajudar a outros, nem mesmo eu sabia do potencial guardado em mim para contribuir para o aprendizado de outros, e enquanto futura educadora preciso acostumar-me a falar com muitas pessoas. Em suma fico contente que a inclusão digital, embora no começo, se estenda por todo esse nosso país. Que possamos nos orgulhar do artigo de nossa constituição quando diz "igualdade para todos".
Rejane Ferreira de Araújo :
Através do projeto pude perceber a grande importância da tecnologia para o aprendizado e para o ensino. Os alunos conseguem absorver o conteúdo de maneira descontraída e completa, saindo um pouco da rotina da sala de aula, passando assim a interagir com outras fontes de conhecimentos, já que a internet possibilita um grande leque de informações. A partir desse ponto de vista percebi que para o aluno assimilar essas novas formas de ensino é necessário que haja uma qualificação dos professores, o que de fato procuramos desenvolver no projeto elaborado. Mas o que me chamou mais atenção foi o fato de muitas escolas não possuírem meios para disponibilizar esse tipo de aula tão importante e presente em nossa atualidade, então para que qualificar os professores tecnologicamente se não existe tecnologia nas escolas?
Fabiano Luiz da Silva:
bem esse projeto foi importante para mim , pois fez com que eu me aprogundasse nessa area tecnologica, a qual eu tenho muita dificuldade. tive uma noção maior do que é o hipertexto e de como trabalhar com o mesmo. é impossivel nao navegar na web e nao trabalhar com hipertexto, apenas muita gente nao sabe do que se trata. vamos agradecer ao vannevar Bush galeraaaaaaaaa!

8 comentários:

Anônimo disse...

O projeto que realizamos me fez perceber a importância da qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender. Percebi que é necessário investir nas escolas públicas para que existam estruturas que componham um ambiente que disponibilize o acesso à informática, que em nosso país ainda representa um luxo e está presente em instituições particulares de ensino, tornando os alunos de escolas públicas menos instruídos ao se tratar de tecnologia, conseqüentemente esses alunos serão ignorados no mercado de trabalho e nos estudos de graduação que a cada dia exige mais conhecimentos tecnológicos. Ou seja, percebi no decorrer do projeto algumas deficiências no uso da internet por pessoas que sempre a utilizam para pesquisas e divertimentos, o uso desse veículo de informação e comunicação acontece muitas vezes de maneira equivocada, sendo resultado do não preparo escolar que deveria existir em todos as escolas!

Anônimo disse...

Trabalhar com o assunto de hipertexto abriu meus horizontes para entender que a educação pode ser muito mais divertida, atraente do que é hoje.
O então projeto trouxe a mim um maior impulso de acreditar na Inclusão Digital para todos. De acreditar que um dia todos terão acesso a tecnologia de modo que venha a igualar os conhecimentos de todas as classes sociais. Um dia o governo irá se concientizar que todos são iguais e que todos devem ter recursos iguais. Ultópia? Talvez seja, mas enquanto educadora preciso acreditar num mundo melhor.E eu acredito!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, eu que antes era leiga no assunto pude saber o que é hipertexto, que nada mais é que um texto infinito, e amar realizar atividades com esse recurso. Pude também aprender a ajudar a outros, nem mesmo eu sabia do potencial guardado em mim para contribuir para o aprendizado de outros, e enquanto futura educadora preciso acostumar-me a falar com muitas pessoas.
Em suma fico contente que a inclusão digital, embora no começo, se estenda por todo esse nosso país. Que possamos nos orgulhar do artigo de nossa constituição quando diz "igualdade para todos".

Anônimo disse...

Através do projeto pude perceber a grande importância da tecnologia para o aprendizado e para o ensino. Os alunos conseguem absorver o conteúdo de maneira descontraída e completa, saindo um pouco da rotina da sala de aula, passando assim a interagir com outras fontes de conhecimentos, já que a internet possibilita um grande leque de informações. A partir desse ponto de vista percebi que para o aluno assimilar essas novas formas de ensino é necessário que haja uma qualificação dos professores, o que de fato procuramos desenvolver no projeto elaborado. Mas o que me chamou mais atenção foi o fato de muitas escolas não possuírem meios para disponibilizar esse tipo de aula tão importante e presente em nossa atualidade, então para que qualificar os professores tecnologicamente se não existe tecnologia nas escolas?

Galera do Hipertexto disse...

bem esse projeto foi importante para mim , pois fez com que eu me aprogundasse nessa area tecnologica, a qual eu tenho muita dificuldade. tive uma noção maior do que é o hipertexto e de como trabalhar com o mesmo. é impossivel nao navegar na web e nao trabalhar com hipertexto, apenas muita gente nao sabe do que se trata.vamos agradecer ao vannevar Bush galeraaaaaaaaa!

Anônimo disse...

fabiano , ei esse comentario ai em cima é meu viu ! kkkkkkkkkk

Liana do Rosário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liana do Rosário disse...

Olá pessoal!!! Estou concluindo a avaliação do blog de vocês. Gostei do detalhamento do blog e do empenho do grupo. A justificativa e objetivos ficaram bem escritos. Aliás todo o blog está bem escrito. Observei que as etapas do roteiro foram cumpridas. Sugiro que o último comentário passe por uma revisão. Lembro ainda que as alterações que vierem a ser feita agora não afetarão mais a nota da unidade. Parabéns! Boa sorte a todos. Continuem a fazer bom uso desse espaço, Liana.